Administrar um gabinete parlamentar é mais difícil do que muitos podem imaginar. A demanda é grande e variada, o que requer tomar algumas ações para que o devido controle das atividades se torne possível. Portanto, continue lendo esse artigo e aprenda 4 dicas para ter sucesso e eficiência na gestão de gabinete.
Um gabinete é formado por diversos profissionais que auxiliam um político eleito a desempenhar funções a ele atribuídas. Tal como uma empresa, o gabinete precisa aplicar práticas de gestão para permitir seu ideal funcionamento.
Leia em nosso blog sobre a importância e como fazer um bom gerenciamento político.
Organização do ambiente
A primeira dica é uma regra básica para qualquer negócio: Organização. Um ambiente de trabalho “clean”, com elementos bem distribuídos, onde tudo tenha o seu lugar apropriado, tende a criar uma atmosfera de tranquilidade e criatividade entre os colaboradores. Essa organização deve estar enraizada na equipe do gabinete para que esses benefícios sejam aproveitados e mantidos.
Espírito de equipe
Saber trabalhar em equipe é essencial para que o processo de gestão de gabinete seja bem estruturado. Afinal, todas as atividades estão interligadas e o desempenho de um profissional depende do trabalho e cooperação do colega. Ter espírito de equipe e ser proativo são as chaves para que o ambiente de trabalho no gabinete seja produtivo e eficiente.
Outra questão importante é que cada um saiba exatamente seu papel dentro da equipe. As funções devem ser delegadas de modo que estejam sob responsabilidade da pessoa que mais apresenta condições e preparação para sua execução.
Definição de ações
A demanda existente num gabinete necessita de extremo controle. É fundamental olhar com atenção para cada solicitação a fim de traçar a melhor alternativa de resolução. Dessa forma, faz-se necessário estabelecer objetivos e metas a serem alcançados pela equipe, bem como mapear todos os processos que servem de base para as ações da área.
Mesmo porque o político eleito precisa lidar com as questões sociais, com os seus eleitores e apoiadores, com a imprensa, e claro, com o todo o meio político em que está inserido.
Por vezes, a melhor saída será a priorização, focar nas atividades mais importantes e realizá-las primeiro. Essa visão sobre qual tarefa deve ser priorizada será possível a partir da definição dos objetivos principais do parlamentar em seu mandato.
Investir em um software de gestão de gabinete
Todas as dicas mencionadas até agora serão ainda mais proveitosas, se associadas a um sistema integrado de gestão de gabinete que centralize os dados e atividades da área em um só lugar. Essa ferramenta irá facilitar o acompanhamento de todos os processos, evitando desperdício de tempo e recursos.
Tendo em vista as diferentes linhas de atuação que um parlamentar deve seguir, é primordial que a escolha desse software seja feita com cautela para garantir a melhor decisão. Os canais de atendimento aos eleitores, a forma de organização das tarefas, o controle das finanças e elementos para prestação de contas são alguns dos pontos a serem observados.
A Elegis oferece um sistema de gestão eleitoral completo, com inúmeras funcionalidades e recursos. Entre no nosso site e conheça nossos serviços.