O gerenciamento de campanhas é um processo complexo que exige eficiência máxima no planejamento, execução, rastreamento e análise de uma série de mecanismos da gestão financeira à organização da agenda do candidato, do controle de pessoal às ferramentas de marketing.
Nesse contexto, a adoção de um software profissional de gestão de campanhas é de extrema importância para o sucesso de qualquer empreitada política. Afinal, é preciso profissionalizar o gerenciamento eleitoral para conseguir excelentes resultados gastando pouco.
O post a seguir vai demonstrar os 5 principais benefícios que um sistema de gestão apresenta para todos os principais pilares da sua campanha. Confira!
1. Precisão no controle financeiro
Este é, provavelmente, o aspecto mais substancial de qualquer campanha. A gestão de gastos eleitorais é um assunto complicado, uma vez que é essencial para eleger um candidato. No entanto, se não for feita corretamente, pode causar problemas sérios.
Por isso, um bom sistema de gestão de campanha precisa permitir que o coordenador da campanha realize um controle minuciosa das receitas, incluindo todas as conformidades, recibos e relatórios relacionados às doações, e despesas de campanha.
2. Relatórios em tempo real
Para o coordenador de campanha, não existe nada mais importante do que ter métricas confiáveis para formular e reestruturar suas estratégias a qualquer momento. Não basta apenas que o sistema de gestão forneça relatórios de receitas e despesas, é essencial que vá além e centralize informações sobre compras, pessoas contratadas, locais de votação, datas e locais dos principais eventos, e muito mais.
3. Gestão do arquivo digital
Ter um arquivo digital centralizado para armazenar todos os documentos, imagens, planilhas e notas fiscais da campanha é um recurso crítico de qualquer bom sistema de gestão eleitoral. Dessa forma, sempre que a justiça eleitoral, um apoiador ou mesmo a campanha precisar de um documento, é fácil localizá-lo rapidamente. Além disso, o arquivo digital também pode guardar o banco de imagens da campanha, desde o book do candidato até as peças publicitárias de campanha.
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4. Organização da agenda do candidato
A organização da agenda do candidato é motivo de preocupação constante por parte de qualquer coordenador de campanha. Afinal, organizar encontros com eleitores e lideranças, aparições na mídia, comícios, entre outros, exige disciplina e organização extrema.
O sistema de gestão otimiza esse aspecto tão importante da campanha ao criar um espaço para registrar e modificar toda a agenda do candidato, da sua família e dos cabos eleitorais. Ao mesmo tempo, a gestão eficiente da agenda permite que o tempo de campanha, que está cada vez mais reduzido, seja otimizado ao máximo.
5. Marketing estratégico muito mais eficiente
Além de todos os recursos de controle e organização, um bom sistema de gestão precisa também ser uma ferramenta de marketing eficaz. Assim, é importante que o sistema escolhido possua estruturas internas para fazer a automação de marketing, incluindo as publicações de redes sociais, envio personalizado de mensagens de texto e a nutrição de e-mail marketing. Dessa forma, os recursos de mídia e marketing poderão ser mais bem aproveitados em outras áreas da infraestrutura da campanha.
Já que falamos de marketing eleitoral, que tal continuar a aprender sobre o assunto com este artigo?