Em véspera de ano eleitoral é chegada a hora de organizar a sua equipe e montar o roteiro da sua campanha durante as próximas eleições municipais. Este é um momento de muito planejamento junto à sua equipe, visando encontrar as estratégias mais efetivas para que você atinja o seu público alvo.
Entenda como são os primeiros passos para montar uma equipe política
Neste processo é imprescindível que o pré-candidato esteja atento a tudo o que diz respeito às eleições. Atualizar-se com notícias e acontecimentos ligados a políticos é o primeiro passo para que você se saia bem em qualquer situação e consiga elaborar propostas.
Além disso, na hora de montar a sua equipe eleitoral é necessária uma vasta pesquisa sobre quais perfis profissionais você precisa ao seu lado neste momento. Um pré-candidato que tem forte apoio político, por exemplo, precisa se cercar de profissionais que divulguem a sua imagem, trazendo credibilidade à sua campanha.
Levante a sua bandeira e conheça o seu público
Definir a bandeira que será levantada por você e qual o seu público alvo é tão importante quanto escolher os membros da sua equipe. Após a estruturação da sua equipe de campanha, é hora de reuniões para a padronização de uma persona, ou seja, o pré-candidato e membros da sua equipe precisam estar atentos às informações preliminares do seu público como sexo, idade, escolaridade e classe social. A partir do levantamento destas informações, pesquisas de preferência e satisfação devem ser formuladas. Leia mais sobre o assunto aqui.
Pratique ações de aproximação com o seu público
Durante a campanha eleitoral, é indispensável que o candidato se mantenha próximo ao seu público através de ações pontuais. O contato pessoal conta muito na hora do voto, por isso, mais do que investir em publicidade para televisão e rádio, invista em ações em bairros, escolas e instituições de saúde pública. Com isso, você estará demonstrando a sua preocupação com o seu público. Conheça a nossa ferramenta de gestão eleitoral.
Veja 5 erros que você não deve cometer em uma campanha eleitoral:
1. Distancie-se de polêmicas: mantenha uma postura séria, tenha ciência da importância do seu papel público e distancie-se de polêmicas geradas pelo jogo eleitoral.
2. Gere engajamento nas redes sociais: utilizar as redes sociais atualmente não é mais uma questão de divulgação de agenda e atividades públicas. Hoje, é imprescindível que candidatos utilizem as redes para dialogar com o seu público e atender por meio de lives e postagens interativas as necessidades dos eleitores.
3. Levante a sua bandeira, sem desmerecer as outras: a militância de muitos grupos sociais tem se unido para lutar pela igualdade e respeito de todos de forma universal. É imprescindível que você assuma a sua bandeira durante o processo eleitoral, recebendo críticas e sugestões de todos os movimentos sociais.
4. Respeite a todos de forma igual: as redes sociais têm sido decisivas durante o processo eleitoral. Por isso, esteja atento às suas declarações na internet. E preste atenção: as postagens antigas também contam neste item. Faça uma varredura em seus perfis nas redes sociais e assegure-se de que os Direitos Humanos e o respeito a todos não foi violado em nenhum momento.
5. Trace estratégias assertivas para atingir o seu público: com uma equipe responsável de comunicação e marketing, organize estratégias assertivas para atingir o seu público alvo, visando a homogeneidade de seus eleitores.
Deixe seu comentário sobre este texto abaixo.