Seja na campanha eleitoral, no gerenciamento de gabinete ou em qualquer necessidade política, ter processos organizados e eficientes de gestão é um critério fundamental para o sucesso. É por isso que existem diversas soluções de gerenciamento para as mais variadas demandas—e você precisa estar por dentro delas se quiser ser bem-sucedido em qualquer eleição.
Por outro lado, a falta de organização e o amadorismo na condução dos processos políticos e eleitorais pode custar caro: prejuízo financeiro (para você e para os doadores), desgaste pessoal em vários níveis e até mesmo problemas legais.
Com isso em mente, o artigo a seguir pretende apresentar argumentos que demonstram a importância de um bom gerenciamento político e alguns conceitos básicos sobre gerenciamento político-eleitoral eficiente.
Confira!
A importância do gerenciamento político
Conquistar um mandato parlamentar ou executivo é o objetivo de muitos brasileiros e brasileiras. No entanto, apenas a vontade de fazer a diferença ou de lutar por uma causa não é o suficiente para ter sucesso e conquistar o voto dos eleitores.
Os números comprovam que o funil eleitoral não perdoa: dos quase 30 mil candidatos aptos da eleição de 2018, apenas 1,6 mil foram eleitos. Existem vários fatores que separam aqueles que conquistaram a vaga pretendida e os derrotados—incluindo verba de campanha—, mas a organização política é, sem dúvida, um dos principais.
Para os vencedores, especialmente aqueles com pouca experiência, a necessidade de um bom gerenciamento político surge com todo a força na gestão do gabinete, na organização dos colaboradores, no controle orçamentário, na criação de canais eficientes de comunicação com a população e com as demais lideranças políticas.
Assim, não importa em que ponto da jornada política você se encontra, sem um bom gerenciamento político é muito mais difícil se eleger e quase impossível realizar um bom trabalho. É por isso que existem certas soluções de gestão que podem ser uma mão na roda para quem deseja alta performance em campanhas e na gestão do gabinete político.
Passos simples para um bom gerenciamento político
Hoje em dia, com as facilidades da tecnologia, é muito mais fácil gerenciar os processos que demandam organização política. As soluções de gestão política e eleitoral entregam uma série de ferramentas incríveis que mudam o cenário da participação política e reduzem a desigualdade orçamentária entre campanhas.
Contrate um excelente sistema de gestão política
Não adianta começar a movimentar colaboradores e angariar recursos de campanha sem uma ferramenta que centralize de forma inteligente o controle de recursos, a agenda do político, a segmentação dos eleitores ou da população, a estruturação de canais de comunicação e o gerenciamento de comunicação.
Essas e outras funcionalidades estão presentes no melhor software de gerenciamento político-eleitoral do Brasil! Para conhecer mais, acesse o link a seguir:
Busque pessoas qualificados
Encontre os melhores profissionais para ajudar você a gerenciar a sua campanha ou gabinete político. A qualificação, a dedicação e a estabilidade emocional dessas pessoas são essenciais para garantir que você tenha sucesso.
Ouça a voz do povo
Concentre seus esforços em entender o que as pessoas querem e precisam. Se conecte com elas de forma organizada, rápida e eficiente, dando um rosto ao cargo que você ocupa ou deseja ocupar. Usando um bom sistema de gerenciamento político para esse fim, você também pode obter dados para fundamentar o marketing e a atuação política.
É claro, um bom gerenciamento político passa também por outras questões como comunicação, se atentar às dinâmicas sociais, administrar alianças políticas com sabedoria, entre outras. Na sua opinião, qual é o fator mais importante para uma excelente gestão política? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas ideais conosco!