Veja bem: a campanha inicia no dia 16 agosto, mas todo o período que antecede essa data pode ser compreendido como período de pré-campanha política. Mas fique atento: é proibido o pedido expresso de voto, conforme determina a legislação. Veja o que diz a Resolução 23.455/2015 do TSE, art. 2:
Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.
Sendo assim, já é possível arregaçar as mangas e trabalhar sua pré-candidatura. Mas vamos destacar alguns pontos:
O que não pode
Pedir voto: é proibido fazer pedido explícito de voto.
O que pode
Dizer que é pré-candidato: Menção e divulgação da pré-candidatura, das ações políticas desenvolvidas e das que se pretende desenvolver.
Exaltação: Ressaltar qualidades pessoais do pré-candidato.
Manifestar opinião política: Divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais.
Atos políticos: Realização, custeada por partido político, de reuniões, em qualquer localidade, para divulgar ideias, objetivos e propostas partidárias.
Pedir apoio. É permitido o pedido de apoio político.
Aproveite este período para planejar as ações para os próximos meses. Acompanhe 12 passos fundamentais que devem ser realizados neste período:
1 – Defina o seu grupo articulador: quem será o assessor? Quem será o responsável pela divulgação das ações? Quem serão os cabos eleitorais?
2 – Defina a coordenação da pré-candidatura.
3 – Defina os objetivos da sua pré-candidatura: o que pretende fazer? Quais lugares visitar? Com quem falar?
5 – Defina um roteiro de visitas: quais os lugares-chave que devem ganhar prioridade?
6 – Já é possível elaborar material informativo sobre sua pré-candidatura – desde que custeado pelo partido.
7 – Elabore as diretrizes e o programa de governo: o que pretende fazer? Quais áreas receberão atenção especial se você for eleito? Se eleito, quais ações serão colocadas em prática já nos primeiros meses de mandato?
8 – Amplie a base de apoios com a realização de reuniões com lideranças para a discussão das propostas do partido e da pré-candidatura.
9 – Realize plenárias e atividades sociais de pré-campanha.
10 – Organize almoços e jantares para reunir a sua base de apoiadores: traga as pessoas para perto de você. Nesta etapa, as pessoas podem participar por adesão, ou mesmo para arrecadação – nesse caso precisa ser através do partido.
11 – Elabore um plano para realizar microarrecadação: capte recursos de quem está disposto a contribuir com a sua campanha. Mas vale ressaltar: o segredo aqui é estimular a doação de pequenos valores. As pessoas que contribuírem se sentirão “fazendo parte” do seu projeto.
12 – Tenha uma plataforma na qual seja possível gerenciar sua agenda, cadastrar filiados e políticos, realizar um geo-mapeamento de eleitores e, ainda, organizar as tarefas da equipe e fazer o controle de receitas e despesas. Tudo para facilitar as tarefas da pré-campanha e para manter as ações organizadas.